Abraçamos o desafio de equilibrar as aspirações da indústria com a sustentabilidade do planeta.
A fundação da Pedreira Central desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na infraestrutura local. Na época de sua inauguração, a demanda por materiais de construção estava em ascensão, impulsionada pelo crescimento urbano e industrial de Curitiba e Região.
A instalação dessa usina representou não apenas uma expansão estratégica das operações, mas também uma resposta direta às demandas crescentes por materiais e serviços relacionados à pavimentação de vias e infraestrutura viária.
Ao adotar essa abordagem, conseguimos otimizar a etapa de carregamento, resultando em uma maior produtividade e redução de custos. A incorporação de escavadeiras no processo de desmonte trouxe uma precisão notável à extração de rochas, permitindo uma manipulação mais eficaz e seletiva dos materiais.
A usina Ticel permitiu a transformação de solos previamente não utilizáveis em materiais de alta qualidade para construção, pavimentação e outros projetos de infraestrutura. Além disso ampliou a capacidade de produção da pedreira, e reforçou seu compromisso com a excelência operacional e a responsabilidade ambiental.
As novas peneiras vibratórias permitiu à pedreira explorar um leque mais amplo de produtos, incluindo areia industrial, filler e granilha, que antes eram inexplorados, expandindo assim a gama de materiais disponíveis e atendendo às demandas variadas da indústria da construção.
Temos tido uma caminhada de valores definidos e resultados concretos, o que entendemos ser fundamental para estarmos sempre nos fortalecendo – e à nossa missão – nesta jornada.
Sabemos que isso deverá sempre ser reavaliado e melhorado, proporcionando maior dignidade a todos os colaboradores internos e externos da Central, direto e indiretamente: o bem mais valioso.
O nosso agradecimento, sincero, a todos da comunidade da pedra maior, a nossa Pedreira Central, pela soma de esforços em prol dos desafios que têm nos unido.
Como direcionadores, nos sustentamos em nossos valores, nossa visão e, sobretudo, em nossa missão:
Realizar a mineração, e seus procedimentos industriais conjuntos, garantindo a sustentação da qualidade de vida do ser humano e de todo o meio ambiente, direto e indiretamente envolvidos.
Continuar se modernizando, por meio de investimentos constantes, com vista a melhorar a qualidade dos produtos e diminuir os impactos ambientais, objetivando, sempre, melhores resultados.
Promover a evolução das comunidades interna e externa da Pedreira Central, investindo no desenvolvimento geral da empresa, com ênfase no ambiente e nos colaboradores.
Estamos sempre atentos e seguindo as exigências necessárias para operação. Além da Concessão de Lavra, emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), licença do exército para o uso de explosivos e o alvará de funcionamento, emitido pela Prefeitura de Campo Largo (PR), contamos com o apoio da LCB Consultoria, parceiro responsável pelas emissões das licenças ambientais via Instituto Água e Terra.
A segurança daqueles que movem a Pedreira Central é primordial para nós. Além do fornecimento e exigência do uso de Equipamento de Proteção Individual, fazemos questão de destacar que nossa operação só acontece com a sinalização e preparação adequada da planta de britagem, seguindo todos os protocolos de segurança – sobretudo quando há detonações.
Do planejamento de lavra e detonação, ao transporte, britagens e seleção, atuamos de modo a minimizar impactos ambientais e sociais – nossa preocupação está presente, inclusive, na escolha dos maquinários (escavadeiras Caterpillar) e veículos (caminhões Volkswagen) que operam na Pedreira Central.
Afinal, a escolha de bons parceiros reflete na índole e no resultado daquilo que esperamos para o nosso futuro.
Com inúmeras variações, a brita assume um papel fundamental como agregado na produção global de concreto – matéria essencial quando pensamos no desenvolvimento e construção. Conheça, a seguir, o processo que começa com a preparação e análise do terreno para, então, se tornar o elemento central na composição do concreto empregado na construção civil.
Tudo começa na extração. Seguindo rigorosos protocolos ambientais, sociais e de segurança, iniciamos com a detonação dos materiais que resultarão nos primeiros fragmentos de rocha. Após, damos início ao transporte do material bruto para o primeiro ciclo de britagem – feito em máquinas da finlandesa Metso, que fragmenta os blocos obtidos na lavra. A rebritagem, que é uma etapa subsequente, é realizada com a utilização de cones da Metso e Sanvik, e peneiras Omni são empregadas para garantir a qualidade.
Para nós, a escolha de bons parceiros faz toda a diferença. Por isso, o processo de produção da Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC) e da Brita Graduada Simples (BGS) acontece em nossa Usina de Solos da marca Ticel.
Para a produção do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um material altamente valioso, o processo de usinagem acontece na usina Ciber. o material passa por testes rigorosos em laboratório, incluindo equipamentos padrão Arteris Litoral Sul, responsável pela administração do trecho entre o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101 e o Contorno de Florianópolis, fazendo a ligação da capital paranaense ao município de Palhoça, no estado de Santa Catarina.
A trajetória da extração da pedra até a entrega ao cliente envolve múltiplos estágios. No caso do CBUQ, diferentes classificações de materiais são utilizadas e, após a usinagem, o produto passa por avaliações laboratoriais para garantir a composição correta. Isso é feito para minimizar variações nas avaliações, assegurando que o produto final esteja em conformidade com as especificações desejadas pelos nossos clientes.
O laboratório de rochas e solos da Pedreira Central garante a qualidade e tem por objetivo o aprimoramento constante dos produtos e serviços oferecidos, assegurando a conformidade com os padrões mais rigorosos da indústria. Também desempenha um papel fundamental na pesquisa e no desenvolvimento de novas soluções, impulsionando a inovação e a diversificação dos produtos.